terça-feira, 9 de abril de 2013

Propriedade da erva cidreira

Propriedades da Erva Cidreira e Formas de usá-la 

A palavra fitoterapia vem do grego "phyton therapeia", e significa “tratamento vegetal”, ou seja, é uma forma de estudar as plantas medicinais e de como elas podem ser aplicadas para a cura de doenças. Já a aromaterapia é a forma com que o aroma das plantas exerce determinados efeitos sobre o corpo humano.
Entre essas duas áreas, a erva cidreira faz sucesso, pois possui importantes propriedades que combatem e ajudam no tratamento de diversos problemas de saúde.

Veja suas principais propriedades:

  Adstringente: útil para diminuir a secreção de mucosas, recobrir tecidos orgânicos, contrair os tecidos e vasos, combater diversos tipos de problemas inflamatórios da boca, órgãos genitais etc. 

Analgésica: usada para aliviar a dor sem eliminar outras propriedades sensitivas.

Antialérgica: usada para combater diversos tipos de alergia.

Antiespasmódica: impede a contração do tecido muscular liso, prevenindo o surgimento de espasmos no estômago, intestino e/ou bexiga.

Anti-inflamatória: possui o papel de inibir a ação dos glóbulos brancos, que são os responsáveis pela resposta inflamatória, diminuindo as dores, inchaços e vermelhidões no local machucado.

Antimicrobiana: ajuda a inibir o crescimento de microrganismos dentro do corpo (vírus, bactérias, fungos, parasitas), evitando maiores problemas.

Antisséptica: possui ação parecida com a antimicrobiana, porém inibe a proliferação de microrganismos que estão presentes somente na superfície da pele e mucosas.

Cicatrizante: faz com que determinados cortes ou machucados cicatrizem mais rápido, acelerando o aumento das multiplicações celulares, que possibilitam o preenchimento da zona afetada com as células epiteliais.



Diante de todas essas propriedades, a erva cidreira age, principalmente, contra:
Dor de Cabeça, Gases ,Constipações ,Tosse ,Enjoo ,Fadiga ,Feridas ,Fígado,Problemas Digestivos, Arroto Alergias, Gripe, Palpitações Cardíacas .

A erva cidreira também é um grande auxílio ao organismo feminino, pois além de regular as menstruações, alivia as cólicas e tem um efeito tônico no útero. Além disso, é uma planta que possui propriedades calmantes e sedativas, portanto é muito indicada como calmante, para combater ao nervosismo, estresse e também para a insônia.

» Contra indicação: Não deve ser usada por pessoas que tomam medicamentos para a tireoide, pois correm o risco de inibir a absorção do remédio e deve ser usada com cautela por quem tem alergia (faça um teste antes).
Constituintes Químicos da Erva Cidreira: 

Acido cafeico, ácido rosmarínico, ácido clorogênico, ácidos triterpênicos: ursólico e oleânico; óleo essencial (citral, citronelal, citronelol, pineno, limoneno, linalol e geraniol), glicosídeos flavônicos, resinas, sesquiterpenos (cariofileno e outros), succínico, tanino.

Formas de Usar a Erva Cidreira

A folha “fresca”, colhida e usada na hora é a melhor forma de utilizar a erva cidreira, mas como isso não é possível a todos, também pode ser a erva cidreira seca, encontrada em feiras e supermercados.

O famoso chá e a aplicação da própria folha são as principais formas de uso para obter os benefícios da planta.




Como fazer o chá?

Coloque doze folhas picadas de erva cidreira dentro de uma xícara de chá e adicione água fervente. Cubra e deixe a temperatura abaixar um pouco. Quando estiver morno, coe e beba de três a quatro xícaras por dia (dê um intervalo entre elas).

Em quais casos a erva cidreira pode ser aplicada?
A aplicação das folhas pode aliviar dores na barriga, nos olhos e em machucados. Como repelente, a erva cidreira também pode fazer efeito, basta amassar as folhas da erva e esfregar na pele.

» Dica: Para aliviar a dor de dente, coloque algumas folhas de erva cidreira em um copo com água, deixe descansar por um tempo, retire as folhas e faça um bochecho esse chá.
 O uso medicinal é a forma em que a erva cidreira é mais utilizada; porém, também serve como aromatizante e óleo essencial na produção de cosméticos, como  óleos, perfumes, xampus, condicionadores, cremes, etc. Além disso, existem muitas receitas de esfoliantes caseiros que levam a erva cidreira, pois também auxilia na limpeza de pele .
Na culinária, a erva cidreira é usada para dar um sabor cítrico aos pratos e bebidas, tanto utilizando a própria folha, como também pela produção de temperos através delas. É mais comum no preparo de peixes, aves e saladas.

Nenhum comentário: