O intuito deste blog é compartilhar conhecimento espiritualista ,vendo a espiritualidade como um todo e compartilhando informações trocando ideias de variados temas.Unindo o conhecimento sem dogmas nem mistérios visando um único objetivo, evoluir.
terça-feira, 9 de abril de 2013
Sobre o Darma
Darma significa “proteção”. Praticando os ensinamentos de Buda, podemos nos proteger de sofrimentos e problemas. Todos os problemas que temos ao longo da nossa vida originam-se na ignorância e o método para eliminar a ignorância é praticar o Darma.
Praticar o Darma é o método supremo para aperfeiçoar a qualidade da nossa vida humana. Qualidade de vida não depende de progresso material ou de progresso externo, depende sobretudo de desenvolvermos paz e felicidade interiores.
Por exemplo, muitos budistas viveram em países pobres e subdesenvolvidos e, apesar disso, foram capazes de descobrir uma felicidade pura e permanente por meio da prática dos ensinamentos de Buda.
Se incorporarmos os ensinamentos de Buda em nossa vida diária, seremos capazes de resolver todos os nossos problemas cotidianos e assim chegaremos a ter verdadeira paz mundial. Sem paz interior, a paz exterior é impossível.
Se primeiro estabelecermos paz interior em nossa mente por meio dos caminhos espirituais, a paz exterior acontecerá naturalmente; mas, se não fizermos isso, a paz mundial nunca será alcançada, mesmo que muitas pessoas trabalhem em prol dela.
Leia uma extensa apresentação sobre o Darma no livro Caminho Alegre da Boa Fortuna
Budadarma
Budismo, ou Budadarma, são os ensinamentos de Buda, bem como as experiências interiores e as realizações que obtemos desses ensinamentos. Buda deu 84 mil ensinamentos. Todos esses ensinamentos e suas realizações interiores constituem o Budadarma.
O Budadarma não se fixa em um lugar, mas se move de um país para outro. Como o ouro, o Budadarma também é precioso e muito difícil de se encontrar.
Buda ensinou como examinar nossa mente e perceber quais são os estados causadores de sofrimento e confusão e quais os causadores de saúde e felicidade. Ensinou como superar mentes compulsivamente não virtuosas, que nos confinam em estados de descontentamento e dor, e como cultivar mentes virtuosas, que nos livram da dor e nos guiam ao êxtase da plena iluminação.
Se aprendermos o Budadarma, teremos a oportunidade de atingir a felicidade que buscamos e de realizar todos os nossos desejos temporários e últimos.
Aprenda mais sobre a mente e sobre como controlá-la em Entender a Mente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário